OAB acompanha casos do uso de obras de arte para lavagem de dinheiro

Operação Lava Jato tornou mais flagrante essa modalidade de crime, o que levou a um empenho maior das autoridades para identificar a prática para ocultar crimes de corrupção.

Adoção unilateral virou uma alternativa aos novos formatos de famílias brasileiras

Uma lei garante ao filho o direito de substituir o sobrenome do pai ou da mãe nos registros civis. É possível trocar para o do padrasto ou madrasta, caso todos estejam de acordo.

Festas juninas se dividem entre o gigantismo das organizações e a fé religiosa

Turistas de todo o país lotam cidades nordestinas em busca das atrações cada vez mais diversificadas. Ao mesmo tempo, fieis renovam a devoção pelos santos que marcam o mês de junho.

Ética ganha novas reflexões em tempos de Operação Lava Jato

As denúncias contra políticos e empresários ajudam a questionar antigas práticas que caracterizam o "jeitinho brasileiro", que legitimava hábitos como avançar sinal e furar filas, entre outros.

Especialista avalia atual momento da Funai e antigas questões indígenas

Disputas políticas, interesses econômicos e recente desastre ecológico provocam prejuízos aos índios. Líder Maxakali desaprova o atual presidente interino da instituição.

Número de fumantes no Brasil reduziu mais que a média mundial em 25 anos

A porcentagem de fumantes homens caiu de 29% para 12% e a de mulheres, de 19% para 8%. Uma das estratégias usadas pelo país para a diminuição do consumo é a restrição à propaganda de cigarros.

Trabalhadores terão seu 1º de maio sob o signo de uma nova legislação

Projeto de reforma trabalhista aprovado pela Câmara dos Deputados (foto) provoca mudanças na CLT instituída na década de 1940 pelo Estado Novo. Economista elogia pontos importantes da proposta.

Crise na política influi na relação entre os jovens e os partidos brasileiros

Estrutura rígida das agremiações desestimulam eleitores na faixa dos 20 anos a participar da vida partidária. Exemplos como o de Beatriz Bogossian (foto) são cada vez mais raros no país.

República sonhada por Tiradentes não ia além das Minas Gerais

Historiador destaca que independência planejada pelos inconfidentes se restringia à região de Vila Rica, a atual Ouro Preto (foto). Proclamação, em 1889, deu ao alferes caráter de mártir nacional.